Páginas

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Iconoscópio #17 – O problema do SBT chama-se SBT Brasil

Joseval e Rachel: dupla atual na bancada do SBT Brasil

por Leonardo Portella (@leooportella)

Para rever outras edições da Iconoscópio? Clique aqui!

Parece que somente o SBT não vê o problema em seu jornalismo. Todo mundo sabe onde ele mora, mas quem manda e desmanda lá dentro finge que nada vê. Com a audiência oscilando entre 3 e 4 pontos, digo que o SBT Brasil é o maior problema da grade atual do canal de Silvio Santos. E poderá trazer novos problemas no futuro…

No próximo mês, SBT faz a estreia de sua maior aposta em 2012: a novela Carrossel, adaptação de Iris Abravavel. Com amplo investimento, já é um sucesso comercial por se tratar de um produto que deve unir crianças e adultos em frente a televisão. Tem tudo para se sair bem, até porque concorrerá com dois telejornais. Porém, o verdadeiro sucesso dessa novela depende do SBT Brasil, que será o seu antecessor na programação. Em 2009, a novela Uma Rosa com Amor, de Tiago Santiago, só não registrou bons índices porque recebia com fraca audiência do telejornal, na época apresentado por Carlos Nascimento e Karyn Bravo.

Hoje, o casal da bancada é outro. Joseval Peixoto e Rachel Sheherazade são os pupilos de Silvio Santos. Na verdade, são os “intocáveis” do jornalismo do SBT. Ninguém mexe. Até segunda ordem. Para muitos críticos de TV, o problema do SBT Brasil são os seus apresentadores. Joseval é um excelente jornalista do rádio paulista, mas não está adequado ao padrão televisivo. É “duro”, seus comentários nem aparecem com tanta frequência, e é tido como um “robô” na bancada. Já Rachel, é forte no comentário, mas que não chega a fazer tanto barulho.

Noticiário local tem a missão de alavancar a audiência do SBT Brasil

Para fortalecer o telejornal, no mês passado, a emissora lançou o SBT São Paulo, telejornal local apresentado por Karyn e Joyce Ribeiro. Uma dupla feminina e jovem que tem a missão de atrair o telespectador paulista que quer ficar bem informado no horário das 19h. O noticiário tem uma audiência considerável, entre 5 e 6 pontos. Na última terça (03), marcou 6 pontos de média. No mesmo dia, o SBT Brasil marcou 4.

Defendo a volta do jornalista Carlos Nascimento ao telejornal, fazendo uma boa dupla de bancada com Rachel. Os dois seriam uma espécie de “dupla informal”, que para dar certo, teriam que estar devidamente entrosados e com um diálogo opinativo na bancada. Uma série de reportagens semanais, assim como faz o Jornal da Record, também seria algo extremamente positivo.

Ainda sem fazer ajustes, Marcelo Parada, diretor de jornalismo, está fazendo um tour pelo país para conhecer como anda o jornalismo local das principais afiliadas do SBT. Talvez este seja um começo para novos ares ao jornalismo do SBT…

Web Analytics