Páginas

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O maior arranha-céu do mundo terá mais de um quilômetro de altura

Esqueça a Kingdom Tower de um quilômetro de altura. O mundo terá um edifício mais alto que ele: a Azerbaijan Tower. Ela será 50m mais alta, um monólito de vidro, aço e concreto com um total de 189 andares.


A Azerbaijan Tower será construída nas ilhas Khazar, um arquipélago artificial sendo construído no litoral do mar Cáspio próximo de Garadag – a sudoeste da capital do Azerbaijão, Baku. E por que no Azerbaijão? Bem, a exploração de petróleo fez o país crescer a taxas surpreendentes – assim como nos Emirados Árabes Unidos, onde está o Burj Khalifa (edifício mais alto do mundo); e na Arábia Saudita, onde será construída a Kingdom Tower.

As ilhas Khazar serão uma cidade de US$100 bilhões composta por 41 ilhas artificiais. Elas vão cobrir uma superfície de 2.000 hectares e, de acordo com o plano, um milhão de pessoas poderão viver na nova “cidade”.

O empresário responsável pela cidade, Haji Ibrahim Nehramli, presidente da Avesta Group of Companies, já está negociando com as empresas que construíram o Burj Khalifa. Aparentemente, a construção da torre começa em 2015. Ela deve estar pronta em 2019, com um custo total de US$2 bilhões.

Fonte: Gizmodo
Web Analytics