Páginas

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Jô por Acaso #9: Gente Estrela


Saber viver é saber reconhecer aquilo que de bom a gente tem e saber disfrutar disto!

Por ocasião do Vestibular conversei com alguns candidatos, que recém finalizaram o Ensino Médio, e percebi algo em comum: vários indecisos quanto à escolha profissional. Não conhecem seus próprios talentos! Como poderão desfrutar da vida, se desconhecem suas funções no mundo?

Os pais também podem contribuir como caça-talentos de seus filhos. Me dirijo a pais presentes e não digo aqui, de modo algum, que devam escolher pelos filhos ou considerar as profissões com maior status social. Mas sim auxiliar seu filho a enxergar a si mesmo, a perceber em que se destaca, no que é melhor, o que faz com alegria, com prazer. Porque se os pais desejam o sucesso profissional e pessoal de seus filhos tem que pensar nisto: talento, alegria, prazer, uma boa dose de trabalho e de criatividade e a realização virá como conseqüência natural.

Há inúmeros casos de profissionais que seguiram o desejo familiar, realizaram os sonhos de seus pais de formação superior, porém não perseguiram os próprios sonhos. Uma triste realidade que permanece a se repetir. Devido a isto nos deparamos com pessoas, às vezes muito bem remuneradas, no entanto insatisfeitas e tristes com o seu trabalho. Fizeram uma escolha por status, não por prazer. Esquecem que o sucesso advém da paixão!

Sempre lembro de minha avó Olga que tudo que a gente quisesse fazer da vida, de modo honesto, seria por ela apoiado. Qualquer feito dos netos merecia ser aplaudido e noticiado! E para ela se um neto cursava Direito, outra neta Letras – tanto fazia, não tinha impregnado nenhum preconceito. Agora queria sim, que fôssemos os melhores naquilo que fazíamos, desejava que fôssemos brilhantes. Como ela sempre foi em tudo que fez na vida!

“Gente quer luzir/ (…) gente é pra brilhar” como diz Caetano na canção Gente. Tomara que saibamos ensinar nossos filhos a serem estrelas. Afinal, não é isto que todos os pais desejam?

---
Este é um post especial do TCHÊcnologia publicado toda quarta-feira, às 22h, na seção Jô por Acaso, editada por Joselma Noal.
Web Analytics