Páginas

domingo, 29 de janeiro de 2012

Iconoscópio #14 – Grandes estréias somente após ás 22hs na televisão, famosos trocando “gentilezas” pelo Twitter e uma novidade interativa na coluna

por Leonardo Portella (@leooportella)

Você pode opinar através do e-mail leonardoportella@globomail.com

Quer rever outras edições da Iconoscópio? Clique aqui!

 

Concorrência demais após ás 22hs

Com a agilidade de programas com foco jornalístico e infantil nas manhãs, e reprises de novelas e reportagens ás tardes, as grandes e ótimas estréias de programas ficam somente focadas após ás 22hs – e principalmente neste período de férias.

Essa semana ficou complicado. Acompanhei a primeira semana de O Brado Retumbante na Globo. Só que tive que escolher entre acompanhar a minissérie Rei Davi, na Record ou continuar assistindo a minissérie do presidente fictício.

Na faixa após Fina Estampa, ainda tive que fazer o controle remoto trabalhar intercalando entre o Big Brother e a linha de shows do SBT.

E tem mais: SBT está colocando filmes inéditos, ás terças ou ás sextas.

E a Band tem o Agora é Tarde, talk show digno de acompanhar.

Resumindo: pra ver TV, tu tem que ter escolha. Não consegue acompanhar tudo e todos.

 

E acabou-se a audiência…

Aparelho de medição de audiência do Ibope em uma residência na grande São Paulo

Decidi essa semana em não comentar mais audiência aqui na coluna. Sinceramente, nunca fui fã da atual forma de medição de audiência no Brasil pelo Ibope.

Pela audiência, tu sabes quais programas são aceitos ou não pelo telespectador.

Mas esse sistema gera dúvidas, que essa semana ficou claro para quem acompanha os números.

É padrão no Brasil as pessoas estarem acostumadas a ver um determinado programa, novela ou série no seu horário de exibição. Quando se é trocado, sem aviso, é impossível ter uma audiência igual ou até mesmo maior.

Para saber como funciona a medição da audiência, clique aqui.

 

Tripla cobertura nota 10!

 

Ana Paula Padrão

Desabamento de três prédios no Centro do Rio de Janeiro fez com que três grandes jornalistas deste país largassem o conforto e o ar-condicionado dos estúdios de seus telejornais em suas emissoras para irem ao local da notícia. Patrícia Poeta, do Jornal Nacional e Ana Paula Padrão, do Jornal da Record, fizeram entradas ao vivo na quinta-feira (um dia após o desabamento) e na manhã de sexta, foi a fez de Renata Vasconcellos, do Bom Dia Brasil, ir até á Avenida Treze de Maio. 

Assisti Patrícia e Renata pela televisão, e Ana Paula pela internet mais tarde, e digo: ótima cobertura. Com todo o brilho de uma apresentação de telejornal ao vivo, elas contaram com uma equipe de apoio e de reportagem excelente, e a participação de convidados que deixaram o Brasil informados sobre o ocorrido, como ocorreu e como não acontecer novamente.

E mais uma vez, vivo aos brasileiros que possuem opções de sobra na televisão!

 

Lavando a roupa suja na TV e no twitter

A apresentadora Adriane Galisteu, que comanda o "Muito+" na Band, ao lado de Rita Batista e Lysandro Kapila E a semana foi marcada por uma “discussão” via twitter da apresentadora Adriane Galisteu, e do diretor da TV Record (que adora distribuir “carinhos” aos concorrentes via twitter) Vildomar Batista.

É claro que o programa da Galisteu, o Muito +, apela e foi com a Dani Souza, mais conhecida como Mulher Samambaia que a história começou. A namorada do jogador Dentinho disse acreditar que o reality A Fazenda, do qual participou, privilegiou o vencedor Dado Dolabella e revelou que deixou o programa Tudo É Possível, porque era maltratada pelo diretor Vildomar Batista.

Depois disso, o cara começou um batalhão de tuites e o último deles foi com recadinho: "Galisteu, você tem o meu telefone pessoal e direto", concluiu. "Pela credibilidade que achava que você tinha, esperava pelo menos uma ligação!"

A loira não parou e no seu programa, sem citar o nome de Vildomar, disparou: "Eu sou muito grata, sim, a quem me ajudou na minha carreira, o que não é o seu caso".

E concluiu: "Se não gosta de mim, deita na BR"

Rápidas

** BBB: Gostei do novo Big Fone. Fica em um lugar legal na casa (não mais na sala) e não tem mais aquela de horário certo pra tocar. Nas edições passadas, os participantes ficavam esperando ele tocar, que acontecia sempre nas sextas.

** Nessa semana, a Rede TV! foi condenada a pagar indenização de R$ 100 milhões para ex-funcionários da extinta TV Manchete, canal que a emissora de Amilcare Dalevo ocupa. Não concordo!

** Sem o charme de tempos atrás, a atriz Katiuscia Canoro, a Lady Kate de Zorra Total, deve sair do programa e fazer novelas no canal carioca. Ela chegou a ser cotada para viver Dercy Gonçalves na minissérie sobre a atriz, exibida na Globo á duas semanas atrás.

** Nesta semana, o boato foi grande que o diretor nacional de jornalismo do SBT, Paulo Nogueira, teria pedido demissão. Torço para que seja apenas um boato, afinal ele é o cara que vem promovendo grandes e satisfatórias mudanças no jornalismo da emissora. A melhor delas foram os boletins informativos durante a programação, a redação funcionando 24 horas por dia, bloco do Jornal do SBT Manhã ao vivo com Rodolpho Gamberini e o comentarista de esportes no SBT Brasil. É pouco ou quer mais?

** Outro boato da semana, foi que a Globo poderia trocar Pedro Bial por Tiago Leifert no comando do Big Brother Brasil 13. Rimos ou choramos?

** Muitos falavam no fim da Record News. Se bem que se fosse chegado o fim, alguém sentiria falta do canal que mais exibe comerciais e daquele canal que exibe programa evangélico ao invés de cobertura ao vivo? Eu não…

** Aquela sensação estranha de ver Patrícia Poeta ao lado do Bonner no Jornal Nacional acabou. Já vejo ela como titular na bancada.

** Perguntinha que não quer calar… só eu não achei graça no reality Mulheres Ricas, na Band?

 

Novidade: Teu Desejo

Existe uma infinidade de coisas que muitos de nós gostaria que mudasse na televisão. Sejam novos apresentadores no telejornal, um novo programa de entretenimento, um novo repórter…

Pois a partir desta edição da Iconoscópio, criamos o Teu Desejo. Funciona assim: manda um e-mail pra nós (leonardoportella@globomail.com), deixa teu nome, cidade e tua sugestão. Se preferir, pode comentar aqui nesta postagem.

Para começar a lista, segue dois desejos meus. A cada edição, espero que esta lista esteja bem grande. Conto com vocês!

1. O programa Eliana ser ao vivo, aos domingos, no SBT.

2. Ver Patrícia Poeta e Renata Vasconcellos juntas na bancada do Jornal Nacional, aos sábados

Vídeo da Edição

Pobre Joseval! Um dos melhores radialistas de São Paulo foi encarar o desafio de ser âncora do SBT Brasil. Duro como uma pedra, ele até se esforça, tanto que desta vez se empolgou um pouquinho: ao virar-se para conversar ao vivo com Karyn Bravo, seus papéis na bancada, ou lauda na língua jornalística, foram ao chão.

Fontes: R7, IG e F5

Além de assinar a Iconoscópio aqui no TCHÊcnologia, faço também postagens no Televisão RS e no meu blog, o Um Futuro Jornalista. Confira!

Web Analytics