Páginas

domingo, 4 de dezembro de 2011

Iconoscópio #12 – Porque Patrícia Poeta ao invés de Renata Vasconcellos ou Ana Paula Araújo no JN? Apresentadoras apelando por propostas e que tal tramas latinas ás 18hs no SBT?

por Leonardo Portella (@leooportella)

Você pode opinar através do e-mail leonardoportella@globomail.com

Quer rever outras edições da Iconoscópio? Clique aqui!

 

O auge de Patrícia Poeta no jornalismo

E os apaixonados por televisão e jornalismo não irão perder por nada a edição de amanhã do Jornal Nacional. Trata-se do fim de um ciclo que durou 14 anos. Fátima Bernardes deixará o telejornal para partir em projetos novos, e a jornalista gaúcha Patrícia Poeta assume a bancada do JN. Um dos assuntos mais comentados na semana é em razão do hábito de ver o casal William e Fátima todas as noites, na Globo. Na terça, será a vez de encontrar William e Patrícia na tela da Globo.

Televisão é uma caixinha de surpresas. Uma mudança na apresentação de um telejornal muda com toda a rotatividade dos ciclos. O telespectador quer ver notícias ou quer ver os apresentadores? Os dois, trata-se de um conjunto de fatores. E essa escolha tem que ser bem pensada e analisada. Erros não podem acontecer, pois o que está em jogo é o principal produto jornalístico de uma emissora de televisão, dita como a quarta melhor do mundo.

A TV Globo dispunha de três alternativas para substituir Fátima. Renata Vasconcellos, âncora do Bom Dia Brasil; Ana Paula Araújo, âncora do RJTV e de Patrícia Poeta; âncora do Fantástico. Renata e Ana Paula participavam do rodízio de apresentadores eventuais do JN, aos sábados e nas férias dos titulares. Patrícia nunca participou, mas foi a escolhida. Ela tem carisma, é super querida pelo telespectador (comprovada em pesquisa encomendada pela emissora) e tem a credibilidade necessária para chegar ao topo do telejornalismo no Brasil.

Entre estas opções, a minha escolha seria a mesma que os diretores de jornalismo da Globo. Renata detém de uma elegância em frente as câmeras, mas não tem carisma. Para a Ana Paula, faltaria experiência. Estar no jornalismo local é diferente de segurar as pontas em um telejornal nacional. Seria precoce demais coloca-lá no JN.

Assim como vocês, também estou bem ansioso pela última edição do Jornal Nacional com a Fátima. Será emocionante. E que venha ás 20h30 de terça-feira, pois vou ter o prazer de ver Patrícia Poeta comandando o Jornal Nacional.

 

Band e suas novidades

Assim como foi publicado na edição passada, a Band vai se preparar para a guerra da audiência em 2012. A nova direção executiva da emissora vem montando esquemas de novos programas e valorização da grade. A retirada do pastor R.R. Soares do horário nobre da emissora é tida como certa, porém existe a questão financeira. A igreja deposita R$ 5 milhões mensais por esse horário.

Séries serão exibidas ás 21hs e após, uma linha de shows será montada. Existe o projeto de colocar José Luis Datena no horário nobre, com um projeto diferenciado do Brasil Urgente.

 

O que dizer de tramas latinas ás 18hs no SBT?

A reprise da trama latina Marimar levantou a audiência do SBT. Liderando no Rio de Janeiro, e encostando na Globo em São Paulo, o SBT conseguiu picos de 10 pontos com a trama. Na semana que vêm, se espera um aumento no Ibope devido ao desenrolar da trama.

Porém, a emissora faz grandes ajustes na novela. Na última sexta (02), foram exibidos 33 capítulos. O capítulo apresentado nesse mesmo dia é de número 67, ou seja, são 34 capítulos a frente. São dois meses de novela exibidos em apenas um.

E porque não arriscar e colocar uma trama latina ás 18hs? Seria um público muito próximo do necessário para o SBT Brasil (emissora diz que a fraca audiência do telejornal é em razão de anteceder um programa infantil, que é o Chaves). Sendo assim, a audiência das novelas inéditas ás 20hs seria um sucesso mais que previsto.

 

Rápidas

** Já foram dois domingos registrando quarto lugar e o programa Eliana teria que voltar das férias repaginado para ao menos, lutar pela vice. Na situação atual, é vergonhoso.

** E a semana foi de boletins informativos durante a programação do SBT. É digno de aplausos, até porque arriscaram. É uma forma de informar, e divulgar o telejornal seguinte. Como sempre, esperava-se mais. Achei que seria uma espécie de Globo Notícia, com no máximo um minuto. Os boletins são com uma informação, e pouco menos de 30 segundos no ar. De zero a dez, dou 8,5!

** E a Record ofereceu uma proposta milionário ao autor de novelas Aguinaldo Silva. Polêmico e sem papas na língua, ele é tido como um dos melhores autores do Brasil e o melhor da atualidade. O autor confirma a proposta, e diz que pensará assim que terminar os trabalhos de Fina Estampa.

** E assim como em anos anteriores, o SBT entrou dezembro com a marca d´água na tela anunciando a chegada do Natal. Um gorro vermelho foi colocado em cima do logo da emissora.

** Duas ótimas apresentadoras, enterradas em programas sem audiência, que começam a pedir emprego. Esposa de um dos sócios da Rede TV!, Luciana Gimenez declarou em entrevista á revista “Quem” que se recebesse uma proposta boa de outra emissora, trocaria sim de canal. Já Adriane Galisteu, vem fazendo contatos com executivos de canais pagos. Ela não está contente com a Band e seu reality não sai da casa do um ponto.

** Patrícia Poeta deve mudar o visual para assumir o JN e não vai ficar restrita ao estúdio. Vai fazer reportagens também.

 

Fale Conosco

Deixe sua opinião sobre a coluna: mande um e-mail para leonardoportella@globomail.com ou faça um comentário aqui na postagem. Críticas e sugestões também são bem-vindas.

 

Vídeo da Edição

E vários jornalistas do SBT vêm participando do rodízio de apresentação dos boletins informativos durante a programação. Abaixo, você vê a participação deles.

 

Fontes: Portal PS, R7 e IG

Além de assinar a Iconoscópio aqui no TCHÊcnologia, faço também postagens no Televisão RS e no meu blog, o Um Futuro Jornalista. Confira! Semana que vêm tem mais Iconoscópio!

Web Analytics