Páginas

domingo, 27 de novembro de 2011

Iconoscópio #11 – “A Vida da Gente” e seus enredos fora de horário, Band com novidades para 2012, pretensões globais na TV paga e tem novidade no SBT nesta segunda

por Leonardo Portella (@leooportella)

Você pode opinar através do e-mail leonardoportella@globomail.com

Quer rever outras edições da Iconoscópio? Clique aqui!

 

Uma espécie de trama fora de horário

trilha sonora a vida da genteApós amargar péssimos índices de audiência, a novela A Vida da Gente ganhou fôlego nesta última semana. Em uma espécie de segunda fase, a trama passou dos 21 pontos de audiência para os 27, audiência considerada ideal para o horário. O segredo? O fim de um coma da protagonista Ana (Fernanda Vasconcellos), após um acidente de carro.

Fazia tempos em que eu não tinha a oportunidade de assistir uma novela tão instigante como esta. Claro, ser ambientada no meu estado e trazer as belezas da capital gaúcha é um dos atrativos. Mas por ser uma história inédita, com sucesso e a fragilidade de sua protagonista foi o grande antídoto que envolve a trama. Recebendo com fraca audiência de Malhação e enfrentando o horário de verão em parte dos estados brasileiros, a trama da estreante Lícia Manzo fracassou no Ibope com média de 22 pontos. Foi necessário ajustes que trouxeram ótimos índices.

Porque o fracasso? Por que o tema da novela é “fortinho” demais para um horário “mamão com açúcar” da Globo. Misturar uma jovem mãe em coma, com sua irmã e seu ex-namorado (agora cunhado) formando um novo casal, uma mãe cruel, uma treinadora sem papas na língua, são os pontos que fazem de A Vida da Gente uma trama ótima, em um horário não tão bom assim.

 

Em tempo…

Além de derrubar audiência global, a novelinha Malhação é o grande problema global atual. Porém, a trama traz tudo aquilo que é sem graça e não trata mais o universo da juventude como era em edição passadas. O público jovem gostava muito mais daquele clima de colégio, em que os jovens viviam em uma república, onde ali se divertiam, estudavam, brigavam, e por aí vai. A versão atual não traz nada disso, e após a queda do colégio, a audiência só veio a cair.

A Globo só não tirou a trama do ar, porque ela traz retorno comercial. Então, o ideal seria inverter dois programas vespertinos da grade. Após o Vídeo Show, começaria a Sessão da Tarde, e após o filme, entraria o Vale a Pena Ver de Novo. Se a trama for boa, como é a atual, com certeza acima de 20 pontos entregaria para Malhação, que teria a tarefa de manter para deixar a novela das 18hs com bom audiência. O que acham? Comentem,  

 

Mudanças no SBT

Pelo visto, 2012 será um grande ano para o SBT. Em janeiro, ocorrem positivas mudanças na grade noturna. Com o fim de Amor e Revolução, as tramas serão exibidas ás 20hs. A escalada será Corações Feridos, trama gravada á quase um ano e engavetada para futuras decisões. Como é uma novela curta, tem pouco mais de 100 capítulos, é visto que em abril ou maio, aconteça a estreia do remake de Carrossel, que vem sendo anunciada e deixando o público querendo ver mais. Está com um visual bem moderno e com cenários bem bacanas, como mostrado em matéria do telejornal SBT Brasil, na terça (15).

O jornalismo do canal deve ganhar reforço. A jornalista Joice Ribeiro vem fazendo testes para um novo programa jornalístico e alguns boatos surgiram que o famoso telejornal de “pernas de fora” estaria voltando, desta vez com Joice e Karyn Bravo, mulher do tempo do SBT Brasil.

Está confirmado que os feriados nacionais de 2012 ganhem programação diferenciada, como ocorre atualmente. A novidade será testes de programas na parte da noite, como ocorreu no último feriado, em que o Jornal Policial foi ao ar. Como o programa teve uma exibição péssima, a audiência caiu e a atração foi engavetada. Seriados e jornalísticos podem ser testados.

 

Jornalismo é a aposta da Band em 2012

Quem vem correndo por fora é a Band, que já fez até conferência para anunciar novidades na programação em 2012. A emissora, que é comandada por argentinos, promete fazer a melhor cobertura jornalística das eleições do ano que vêm. Com séries ás 21hs e novos programas, a emissora paulista quer se consolidar em quarto lugar (perde para a Rede TV! em alguns horários) e traz aos brasileiros coberturas de eventos tradicionais, como o Miss Universo, Festival de Parintins, Rodeio de Barretos, e o Campeonato Brasileiro Séries A e B, além da Fórmula Indy e Fórmula Truck.

Só acho que a emissora só terá audiência satisfatória quando retirar da programação, tanto os infocomerciais como os horários vendidos ás igrejas, como a do missionário R.R. Soares em pleno horário nobre. Essa prática quebra com toda a programação.

Veja mais no Vídeo da Edição.

 

Globosat deve lançar canal infantil para competir na TV paga

O Ibope divulgou uma pesquisa, sobre os canais da TV paga com maior audiência em 2011. E um canal de desenhos animados é a maior audiência da TV paga no Brasil. O canal “Discovery Kids” lidera no Top 10, que conta com 4 canais Globosat, programadora da Globo. A liderança do Discovery Kids e a presença de mais dois canais infantis na lista explica o porque de uma nova empreitada da Globosat: lançar em 2012 o seu canal infantil, o Gloob. Veja a lista abaixo:

 

1° - Discovery Kids

2° - SporTV

3° - Cartoon Network

4° - Disney Channel

5° - TNT

6° - Tele Cine

7° - Fox

8° - Mega Pix

9° - Viva

10° - Globo News

 

  Rápidas  

** Achei que a reprise de “Fascinação” iria derrubar a audiência do SBT. Mas não! Manteve e é vice-líder nas tardes.

** Mas o sucesso atual é a reprise de “Marimar”. Liderando em alguns estados, a trama latina vem alcançando picos de 12 pontos e deixando a programação vespertina do SBT com méritos.

** Neste domingo, estreia uma nova série na Record. “A Ex” deve começar á 0h, após o “Domingo Espetacular”.

** A sucessora de “Vidas em Jogo” se chamará “Máscaras”. A Record oficializou a trama de Lauro César Muniz e Ignácio Coqueiro, que tem estreia prevista para o primeiro semestre de 2012. O título anterior era ”Navegantes”.

** Record sondou o repórter Mauro Naves, e a Globo tratou de renovar com o jornalista, que faz cobertura da seleção brasileira para os telejornais da casa. A ordem global é segurar todo mundo, já que a concorrente deve contratar profissionais para a cobertura das olimpíadas, no ano que vêm.

** Nesta segunda, o jornalismo do SBT passará a ser mais movimentado e honrar o mais recente institucional, que diz “Jornalismo do SBT – Em constante movimento”. Ao longo da programação, boletins informativos nos intervalos vão levar notícias e prestação de serviço ao telespectador. E a novidade mexe com praticamente todos os profissionais do jornalismo, inclusive com as mulheres do tempo. Na parte da manhã, Joyce Ribeiro comanda o boletim. No período da tarde, Karyn Bravo e o casal do SBT Brasil; Rachel Sheherazade e Joseval Peixoto. Na noite, Carlos Nascimento, Cynthia Benini, Analice Nicolau, Amanda Valeri, Hermano Henning e Rodolpho Gamberini. A novidade é fruto do novo diretor nacional de jornalismo, Paulo Nogueira.

Fale Conosco

Deixe sua opinião sobre a coluna: mande um e-mail para leonardoportella@globomail.com ou faça um comentário aqui na postagem. Críticas e sugestões também são bem-vindas.

Vídeo da Edição

A Band parecia quietinha, mas nesta reportagem no Jornal da Band, revelou suas pretensões para 2012. E são ousadas. Fruto de um trabalho argentino?

Fontes: Portal PS, R7 e IG

Além de assinar a Iconoscópio aqui no TCHÊcnologia, faço também postagens no Televisão RS e no meu blog, o Um Futuro Jornalista. Confira! Semana que vêm tem mais Iconoscópio!

Web Analytics