Páginas

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Cereja em calda é feita de chuchu?

Você provavelmente já brigou para roubar chuchu da cobertura do bolo. Embora a maioria dos vidrinhos de cereja ao marasquino tenham a fruta de verdade, muitas padarias e confeitarias recorrem à réplica bastarda para driblar a sazonalidade e o preço da legítima. "Além da textura adequada, o chuchu não tem personalidade: o sabor que você der ele aceita", diz Sueli Saraiva, culinarista considerada especialista no truque.

Como saber se você comprou chuchu a preço de cereja? A SUPER procurou o Inmetro, que informou que o alimento nunca foi testado. A Anvisa só examina alimentos que representem risco alimentar, suspeitos de causar intoxicação ou que contenham algum ingrediente nocivo não especificado na embalagem. Não é o caso da chuchureja.

No entanto, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, explica que vender um produto informando outra coisa é crime. Substituir chuchu por cereja pode dar até um ano de detenção e multa de R$ 3 milhões. Se a lei for cumprida, cheque os ingredientes no rótulo, mas, se você desconfiar, veja se a suposta cereja tem caroço. Se for do tipo desencaroçada, cheque se as bolinhas têm a concavidade em que antes ficava o caroço. Ou então se delicie com seu pote de chuchurejas.

Fonte: Super
Web Analytics