Páginas

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Críticas de Terça #30: O que se quer que se colha


Toda vez que o ser humano busca seus sonhos, ele faz uma análise interna de todas suas conquistas, obstáculos e estratégias. Uma coisa que pouco nos damos conta é o que se quer que se colha, ou melhor que ESCOLHA nos levará ao melhor caminho. Como diria Pablo Neruda: "Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das conseqüências."

Desde muito cedo as escolhas aparecem em nossa vida, desde coisas banais como escolher uma roupa, escolher os amigos e escolher o que serve e não serve para gente. Todos esses pequenos atos, trazem consequências sejam positivas ou negativas. Escolher uma roupa curta para um dia frio, por exemplo, nos traz a consequência de correr o risco de ficar doente.


Há quem diga que toda escolha exige uma renúncia, eu prefiro acreditar que cada escolha nos faz conduzir a vida de um modo diferente. Toda e qualquer escolha, necessita de maturidade, é preciso repensar os pontos positivos e negativos em uma balança em que só você possui a medida. Quem protege demais seus filhos corre o risco de que eles sofram ao fazer escolhas, porque estes nunca acharão um equilíbrio e nunca terão autoconfiança para seguir adiante.

O que me preocupa de verdade, são as pessoas que não fazem escolhas, que se conformam com o que a vida pode lhes oferecer. Casam porque é obrigado casar, usam roupas porque há um padrão a ser seguido, frequentam um curso para dizer que estudam, e o futuro? Ah, esse a gente dá um jeito quando chegar a hora.

De certa forma, todos nós somos responsáveis pelo destino de nossa caminhada, não se pode culpar o destino por tudo. Acreditar no que se quer que se colha é ter coragem de seguir adiante, enfrentar o desafio e acreditar na escolha. Não se culpe por passos mal dados, sorria por ter aprendido a escolher melhor o que há para você. De acordo com Shakespeare: "Em certos momentos, os homens são donos dos seus próprios destinos."


===
Quer ganhar um livro?
Participe da promoção de aniversário do Críticas de Terça!
===

---
Este é um post especial do TCHÊcnologia publicado toda terça-feira, às 14h, na seção Críticas de Terça, editada por Emily Arcego. Siga a coluna no Twitter: @CriticasdeTerca e participe!
Web Analytics